quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Entrevista Mariah Benes


Iniciamos a seção de entrevistas com Mariah Benes que além de grande e talentosa arte finalista é irmã do mestre Ed Benes.Ela conta sobre o inicio de carreira, como é o dia a dia e como concilia a vida familiar( sim ela é casada e tem uma filha) e como levou seu marido e o irmão mais novo (Fred) para o mundo dos comics.

QUANDO COMEÇOU A SE INTERESSAR POR DESENHO E HQS?

Acho q desde menina, meu irmão já desenhava muito quando eu era criança.

O QUE TE LEVOU A DECIDIR TRABALHAR COM HQS?E QUANDO FOI ISSO?

Quando tive minha filha. Eu tinha aquela visão de trabalho com estabilidade (segurança). Mas esse trabalho não poderia suprir as necessidades básicas dela. Assim, fiz disso minha força pra aprender. Treinava 10 horas por dia. Mas com três meses eu estava trabalhando.

MUITOS ARTISTAS (QUASE TODOS NA VERDADE) SOFRERAM DIFICULDADES NO INICIO DA CARREIRA. CONTE UM POUCO DO PRINCIPIO DA SUA POR FAVOR.

Não tive muitas dificuldades. Mas tive que enfrentar a incompreensão de grande parte da minha família, pois deixei meu trabalho por um sonho.
QUAL SEU PRIMEIRO TRABALHO NO BRASIL?E NOS EUA?
Nunca fiz nada nacional. Trabalho oficial mesmo foi com a Avatar, finalizando os desenhos de Paulo Siqueira e logo depois os desenhos de WG!

MUITAS PESSOAS SABEM QUE VOCÊ É IRMÃ DO ED BENES?COMO É ISSO?

Normal, sempre fui irmã dele... rsrsrs

COMO É SUA ROTINA E PROCESSO DE TRABALHO?QUE MATERIAIS UTILIZA?

Se o trabalho está no tempo normal, faço uma página por dia, mas se estivermos atrasados, trabalho no meu limite. Gosto de usar pena (102) faço uns 90% ou 95% da página com ela. O resto é com pincel e canetas descartáveis.

QUAIS ARTISTAS INFLUENCIAM OU INFLUENCIARAM SEU TRABALHO?

No topo, ED BENES. Depois Jim Lee, Scott Williams, Weems, Tuner, Finch, Adriana e Ebas. Têm muitos outros que eu gosto muito. Mas esses, eu trabalho olhando o q eles fazem.

PORQUE OPTOU EM SER ARTE-FINALISTA E NÃO DESENHISTA?VOCÊ PRETENDE DESENHAR PROS GRINGOS ALGUM DIA?

Acho que não daria pra eu ser desenhista. Tenho muito pra aprender sobre páginas. Como compor uma sena, como ler um roteiro, ângulo, dinâmica, luz e sombra... Isso leva tempo (uma vida) e eu antes não dei minha vida pra isso. Eu ainda estou me descobrindo na arte final, dedicando a ela meu melhor. É ela o meu foco.

COMO É TRABALHAR COM GRANDES EDITORAS, GRANDES PERSONAGENS E GRANDE PROFISSIONAIS?
É Mara!

VOCÊ JA SOFREU ALGUM TIPO DE PRECONCEITO POR ''NÃO TER UM EMPREGO NORMAL DE MULHER CASADA E COM FILHO(S)''?COMO SUA FAMILIA E AS PESSOAS AO SEU REDOR VEÊM SEU TRABALHO COM HQS?ELAS NAO ACHAM ESTRANHO?

Hoje em dia não sinto mais. Como disse antes, só no começo. Antes na família , só meu irmão fazia isso, mas quando comecei levei logo meu irmão caçula comigo (o Fred) e um ano depois o meu marido. Agora temos um negócio familiar... kkkkkkk (Brincadeira.)

QUE CONSELHO VC DARIA PARA AQUELES QUE QUEREM SER ARTE FINALISTAS OU ATÉ MESMO DESENHISTAS OU COLORISTAS DE HQS?

Que não demorem a se decidirem (perde um tempo precioso). O que se deve fazer é dedicar-se. Nada pode ser mais importante Que isso no seu tempo livre. Eu tinha uma filha de um ano e eu só a via por duas ou três horas no dia, quando treinava. Vida social ou lazer, tudo teve que esperar. Cada hora pedida é um tempo a mais para alcançar o sonho e fazê-lo real. Treine, treine e treine... Vai ver que isso faz toda a diferença.

Muito obrigado, fique com Deus

2 comentários:

BrunoCosmo disse...

A Mariah é uma ótima pessoa, só tenho á que elogiar essa mulher, como uma artista profisional e como amiga que me ajudou muito nos meus primeiros passos ou engatinhadas rsrs.. ela é 10.

rosalicolares disse...

Muito bom e gratificante ver colegas do sexo feminino numa profissão tão mal copreendida como a nossa. Ela tem carade ser muito querida e manda bem no desenho!