sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Entrevista com Marcelo Salaza



Agora a entrevista da vez é com Marcelo Salaza, brasuka que já há alguns anos vem desenvolvendo trabalhos pro exterior.Ele conta sobre seu envolvimento com as hqs, a entrada no mercado gringo, a mudança de estilo , sua trajetoria profissional e muito mais.Divirtam-se.

Quando surgiu o seu interesse por HQs?

O meu interesse por hqs...
Surgiu em 1987, nesse tempo eu via muito desenhos, já desenhava.
Mas nunca tinha visto uma revista em minhas mãos.
Foi ai que ganhei de um amigo a revista do tio patinhas.
Daí em diante eu comecei a ler tudo de hqs, desde terror, mônica,etc...
Menos heróis,não conhecia.
Só fui conhecer heróis aos14 anos... foi a revista da ebal do zorro.
Depois comecei a comprar de tudo: superman,super power, x-man,etc...

Qual seu primeiro trabalho no Brasil?

Em fanzine foi em 1989, nem lembro em qual foi.
Em revista mesmo foi em umas revistas de notícias de minha cidade em 1990, fiz junto com um amigo umas tiras de um personagem com o nome de nossa cidade.
Foi bom, mas não ganhei nada.
Depois fiz uma porrada de fanzines e participei de um monte também.
Trabalho pago mesmo foi pra xanadu, era hentai, mas pagava.

Como foi parar no mercado Gringo?Qual o primeiro trabalho?

Bom, meus passos no mundo dos comics gringos foi mais de onda mesmo.
Tudo começou com um dia que comprei um pc, e resolvi fazer uns testes e mandar pro art&comics.
Mas como não tinha o endereço, resolvi enviar as imagens a editoras pequenas que ia achando na net, foi quando pra minha surpresa, mandei um e-mail e em 10 minutos uma editora me respondeu.
Fiquei louco de alegria, me prometeram mundos e fundos.
Acreditei... E me lasquei.
Tomei um calote de 88 paginas! Fogo...
Depois desta eu não desisti, resolvi criar um método de trabalho, e eu estou com este método até hoje e dá certo, ( pergunte ao Alzir do rascunho e os que são agenciados por nós...)



Como é o dia a dia do Marcelo Salaza?Rotina de trabalho etc...

Bom, meu dia a dia é assim:
Acordo cedo as 6 da manhã,separo o que vou fazer, tipo: os scripts , rafes e material de desenho e vou para meu cantinho.desenho até as 10 da manhã, paro e tomo café.
Volto pra prancheta e ao mesmo tempo no notebook e com fone no ouvido.
Desenho e converço com alguns clientes e amigos do meio.
Paro ao meio dia, almoço e retorno as 4hs e vou fazendo artes e no pc até as 9 da noite.

Quanto tempo você leva para produzir uma página de HQ?

Depende.. no caricato eu levo em média 1 hora uma página de 6 quadros.
No real levo de 1h a 2hs já com arte final.

Voce trabalha em parceria com o Rascunho Studio do Alzir Alves como agente correto?Como isso aconteceu?

Sim, eu trabalho com o mano Alzir, Nivia e Ana, somos uma família.
Bom, surgiu através de um amigo ,o Carlos Henrique.
Ele estava me agenciando um tempo, então resolveu parar com agenciamentos e se dedicar a desenhar, então eu disse a ele que começaria a agenciar e ele se juntou a mim.
Tempos depois eu disse a ele que ia parar de agenciar devido a muitos fatores, o principal: o tempo.Foi então que ele me disse que tinha um amigo que estava a procura de parceria, e então me apresentou ao alzir que me disse tudo sobre seus planos e então firmamos amizade.
Que temos até hoje.

Com que editoras você trabalha?Só dos EUA ou de algum outro pais?

Bom, eu trabalho com editoras , editores, e escritores de vários lugares.
Já trabalhei com clientes dos EUA,Inglaterra,França,Noruega e Portugal.
Editoras: Avatar Press,Ronin Studios,Infinityuprising,whiteeyestudios,portentcomics e outras que não lembro.

Quando vc produz uma HQ você recebe algum exemplar da revista pra poder ver o resultado impresso?

Sim , sempre recebo, sempre me enviam de 5 a 10 exemplares.
Voce recebe em dólares?Da pra sobreviver apenas de HQ ou voc ê tem outra fonte de renda?
Olha, não recomendo a ninguém a fazer o que eu faço.
Mas sobrevivo de comics sim, recebia em dollar, direto em minha casa, mas agora uso o westerunion.

Atualmente você mudou de estilo, seguindo uma linha mais real e bem limpa sem hachuras e tal... O que te levou a isso?

Trabalho, novas portas.
Adoro experimentar.
Assim sempre tenho trabalho.



Que artistas te influenciam ou influenciaram?

Emir Ribeiro, Watson Portela, Daniel Boultwood,Justin Bleep,Carlos Meglia,Humberto Ramos,Garcia López,Bené Nascimento.

Você já levou algum calote de editora?

Sim eu disse lá em cima. kkkkkk
a editora foi Infinityuprsing, seus filh@#$%%¨¨!!!

No seu fotolog antigo, o febre amarela vi uma imagem 3d de uma ‘’salaza’’feita por você.Você também trabalha com 3d ou e só brincadeira mesmo?

Sim, gosto de brincar, mas nada sério só brincadeira mesmo, mas quem sabe eu paro de desenhar e me dedico ao 3d?
Só o tempo vai dizer...

Visitando uma de suas galerias de desenhos na internet ,não me recordo qual, havia um desenho onde dizia na legenda que você fez para sua irmã artefinalizar...ela também esta no ‘’ramo ‘’?

É sim, minha irmã está me ajudando nas finais de alguns trampos, estou aos pocos tentando trazer minha esposa a fazer balões e final em meus trampos, mas esta dificil!



E essa tal crise financeira?Tem afetado o mercado de HQs em sua opinião?Você sofreu algum dano com ela?

Cara, até o momento eu não sofri nada com isso, continuo com meus trampos e sempre aparecem outros que tenho de deixar no canto e aguardar ter espaço aqui.
Estou tranquilo.

Vc tem algum projeto pessoal de HQs a ser publicado?Quando?Onde?

Olha, sim tenho, estamos em produção, mas ainda nada certo, tenho editora e tudo lá fora, mas vou trabalhar mais meu traço e veremos o que dá...
O que você diria aos seus fans e aqueles que tem o objetivo de ‘’viver de desenho’’ além do já clássico desenhar bastante?
Olha, desenhar bastantetambém.
Mas, ser muito dedicado e paciente, e mais dedicado e paciente.
Os caras lá fora são chatos, tem alguns que entendem de arte e outros que nem entendem nada.
O artista pra fazer comics lá fora tem de ser um puta artista, não precisa ser um Jim Lee mas que saiba fazer de tudo que o escritor pedir, desde um lápis até um elefante, Ferrari,
Armas antigas, tanques, etc...
O artista tem de ter muitas referencias, livros é bom ter.
E ao apresentar suas paginas, não mostre essas coisas só com heróis pulando em outros, mostre cenas do dia a dia, uma rua com pessoas, carros, pombos, etc...
tem que mostrar coisas que o editor quer ver, e não o que você acha que é bom.
Veja páginas de clássicos, como Garcia Lopez,Eduardo Barreto,Watson Portela,George Perez, Frank Miller no tempo de demolidor.
É isso, espero que seja de ajuda.

Muito obrigado.Até mais Marcelo

Muito obrigado você.
.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Entrevista Mariah Benes


Iniciamos a seção de entrevistas com Mariah Benes que além de grande e talentosa arte finalista é irmã do mestre Ed Benes.Ela conta sobre o inicio de carreira, como é o dia a dia e como concilia a vida familiar( sim ela é casada e tem uma filha) e como levou seu marido e o irmão mais novo (Fred) para o mundo dos comics.

QUANDO COMEÇOU A SE INTERESSAR POR DESENHO E HQS?

Acho q desde menina, meu irmão já desenhava muito quando eu era criança.

O QUE TE LEVOU A DECIDIR TRABALHAR COM HQS?E QUANDO FOI ISSO?

Quando tive minha filha. Eu tinha aquela visão de trabalho com estabilidade (segurança). Mas esse trabalho não poderia suprir as necessidades básicas dela. Assim, fiz disso minha força pra aprender. Treinava 10 horas por dia. Mas com três meses eu estava trabalhando.

MUITOS ARTISTAS (QUASE TODOS NA VERDADE) SOFRERAM DIFICULDADES NO INICIO DA CARREIRA. CONTE UM POUCO DO PRINCIPIO DA SUA POR FAVOR.

Não tive muitas dificuldades. Mas tive que enfrentar a incompreensão de grande parte da minha família, pois deixei meu trabalho por um sonho.
QUAL SEU PRIMEIRO TRABALHO NO BRASIL?E NOS EUA?
Nunca fiz nada nacional. Trabalho oficial mesmo foi com a Avatar, finalizando os desenhos de Paulo Siqueira e logo depois os desenhos de WG!

MUITAS PESSOAS SABEM QUE VOCÊ É IRMÃ DO ED BENES?COMO É ISSO?

Normal, sempre fui irmã dele... rsrsrs

COMO É SUA ROTINA E PROCESSO DE TRABALHO?QUE MATERIAIS UTILIZA?

Se o trabalho está no tempo normal, faço uma página por dia, mas se estivermos atrasados, trabalho no meu limite. Gosto de usar pena (102) faço uns 90% ou 95% da página com ela. O resto é com pincel e canetas descartáveis.

QUAIS ARTISTAS INFLUENCIAM OU INFLUENCIARAM SEU TRABALHO?

No topo, ED BENES. Depois Jim Lee, Scott Williams, Weems, Tuner, Finch, Adriana e Ebas. Têm muitos outros que eu gosto muito. Mas esses, eu trabalho olhando o q eles fazem.

PORQUE OPTOU EM SER ARTE-FINALISTA E NÃO DESENHISTA?VOCÊ PRETENDE DESENHAR PROS GRINGOS ALGUM DIA?

Acho que não daria pra eu ser desenhista. Tenho muito pra aprender sobre páginas. Como compor uma sena, como ler um roteiro, ângulo, dinâmica, luz e sombra... Isso leva tempo (uma vida) e eu antes não dei minha vida pra isso. Eu ainda estou me descobrindo na arte final, dedicando a ela meu melhor. É ela o meu foco.

COMO É TRABALHAR COM GRANDES EDITORAS, GRANDES PERSONAGENS E GRANDE PROFISSIONAIS?
É Mara!

VOCÊ JA SOFREU ALGUM TIPO DE PRECONCEITO POR ''NÃO TER UM EMPREGO NORMAL DE MULHER CASADA E COM FILHO(S)''?COMO SUA FAMILIA E AS PESSOAS AO SEU REDOR VEÊM SEU TRABALHO COM HQS?ELAS NAO ACHAM ESTRANHO?

Hoje em dia não sinto mais. Como disse antes, só no começo. Antes na família , só meu irmão fazia isso, mas quando comecei levei logo meu irmão caçula comigo (o Fred) e um ano depois o meu marido. Agora temos um negócio familiar... kkkkkkk (Brincadeira.)

QUE CONSELHO VC DARIA PARA AQUELES QUE QUEREM SER ARTE FINALISTAS OU ATÉ MESMO DESENHISTAS OU COLORISTAS DE HQS?

Que não demorem a se decidirem (perde um tempo precioso). O que se deve fazer é dedicar-se. Nada pode ser mais importante Que isso no seu tempo livre. Eu tinha uma filha de um ano e eu só a via por duas ou três horas no dia, quando treinava. Vida social ou lazer, tudo teve que esperar. Cada hora pedida é um tempo a mais para alcançar o sonho e fazê-lo real. Treine, treine e treine... Vai ver que isso faz toda a diferença.

Muito obrigado, fique com Deus